JOGANDO PS2 COM HD EXTERNO





Itens necessários:

- Nobbie Package

- ulaunchELF
- Fat32 Format

- Usbutil
- Ps2 slim
- Cartão de memória Ps2
- HD externo

- Pen drive
- 01 cd
- *.iso de algum jogo de Ps2


Passo 1)
Conecte o HD externo¹ no computador. Formate-o com o Fat32 Format², de acordo com o vídeo. Lembre-se de que o Fat32 Format reconhece somente unidade de partição. Logo, seu HD externo precisa estar formatado (em outro tipo de formatação, como NTFS, por exemplo) para que o programa consiga realizar a formatação necessária.

Concomitantemente, formate o pen drive também em Fat32.


¹ Muitas dúvidas quanto ao tamanho do HD externo. De início, o Ps2 não aguenta mais de 1tb. Se o HD externo tiver mais de 1tb, formate-o nessa quantidade, deixando a parte restante "desformatada". Ao usar o Fat32 Format, em seguida, o programa reconhecerá somente a parte de 1tb. Parece que quanto menor o HD Externo, melhor. Outra questão importante é que o HD externo necessita que a fonte de energia seja externa, ou seja, ligar na tomada, visto que o Ps2 tem portas usb 1.1, incapazes de fornecer energia para o HD externo.

²
A princípio, o Ps2 somente reconhecerá o HD externo cuja formatação estiver em Fat32. É imprescindível o uso de um programa para formatar o HD externo nesse tipo na medida em que o windows formata somente partições de no máximo 32gb. Lembre-se de que o formato Fat32 aguenta somente arquivos de 4gb de tamanho.


Passo 2)
Findada a formatação, descompacte o Noobie Package no pen drive. Em seguida, descompacte o ulaunchELF e queime a *.iso deste no cd, como imagem.


Passo 3)
Conecte o pen drive, coloque o cartão de memória¹, o cd com a *.iso no Ps2 e ligue o console. Instale o pacote com o Noobie Package e a *.iso de acordo com o vídeo².

¹ O cartão de memória necessita mais ou menos de 4mb livres.

² Diferentemente do vídeo, no Ps2, abaixo do ESR, constará Open Ps2 Loader, ao final.


Passo 4)
Utilize o Usbutil para converter a *.iso do jogo de Ps2 para o formato que deve constar no HD externo, convertendo-a diretamente para este, de acordo com o vídeo.


Passo 5)

Conecte o HD externo no Ps2 e ligue o console. Vá até o Open Ps2 Loader. Abrirá uma tela azul. Clique em settings. Nas opções "usb" e "ETH", coloque 'manual'. Em "default", coloque 'usb games'. Dê 'ok'. Em seguida, vá em save changes. Salvadas as mudanças, clique start e 'x', após. Certifique-se de que a tela em que será buscado o jogo é a 'usb', em vez da 'network'. Clique no jogo e bom divertimento!

Comentários

TigerBlitz disse…
So funciona no slim? Vou testar no meu fat e depois posto aqui
Unknown disse…
Não estou conseguindo joga pelo HD externo
Unknown disse…
Ajuda não estou conseguindo joga pelo HD externo
t. disse…
janailson,

que problema está acontecendo, para não conseguir jogar?
kd o video nao to conseguindo fazer o HD funcionar
Unknown disse…
Estou querendo comprar um HD Externo pra poder jogar tanto no PS2 como no PS3.
Se eu comprar um HD Externo vou poder está jogando no PS2 e de repente desligar o console tirar o HD e colocar ele no PS3 ou do PS3 para o PS2 e jogar sem ter que modificar nada no HD?
E outra, o HD tem que ser original?
Unknown disse…
meu ps2 não reconhece o hd?
t. disse…
gusttavo,

não entendo de ps3. caso o hd para jogar ps3 necessite estar formatado em fat32, há possibilidades disso funcionar do jeito que você falou. no caso de ps2 e xbox 360, por exemplo, funciona. fique atendo à condição do hd necessitar de fonte externa, ao menos para o ps2. sobre ser original, você se refere a um hd da sony? para o ps2, não necessita.
t. disse…
maximus,

seu hd liga na tomada? está formatado em fat32? seguiu todos os passos descritos acima?
Unknown disse…
meu hd externo liga no ps2 sem precisar de tomada. Ele navega nas pastas normalmente.
mas na hora de abrir o jogo fica na mensagem "no itens"
no pendrive rodou legal. alguem pode ajudar?
t. disse…
fernando,

o hd está formatado em fat 32 etc? se atentou para a observação a respeito do hd? tentou refazer os passos? não está reconhecendo nenhum jogo? alguns realmente não rodam no esquema relatado.
Unknown disse…
posso colocar ate quantos jogos e em quais formato
t. disse…
lukas,

creio que não há um limite de jogos. vai depender mais da capacidade do seu hd. no entanto, alguns jogos não funcionam.

sobre o formato, é aquele que está citado na postagem. é preciso converter a imagem *.iso do jogo no usbutil.
Unknown disse…
Um hd da Samsung 500g sem fonte de energia será q funciona no matrix
t. disse…
olá.

só testando mesmo. aproveite e comente aqui os resultados, visto que é uma dúvida bem comum essa de uso ou não da fonte de energia.
Unknown disse…
sim, funciona. eu tenho um HD externo seagate de 1 TB. Usava ele exclusivamente para o notebook, backup de filmes, series, etc.
Particionei ele com o proprio gerenciador de discos do Windows 7, deixei 200 GB em FAT32 e lotei de jogos de PS2, rodaram todos normalmente, e o HD nao usa fonte, usa energia do proprio PS2 Slim. O resto da partiçao continuou como NTFS e ainda uso ele para filmes e series no notebook. Sem crise. vai fundo que funciona. Alias, tentei usar um HD com fonte e dava internefencias de eletricidade estatica na tela, nao recomendo usar HD com fonte. Uso OPL 9.3
t. disse…
obrigado pela resposta!

se os arquivos de filmes/séries estiverem em *.avi, é possível assistir pelo pelo ps2 usando o sms player. este ainda suporta mp3 também.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Valeu pegou aki perfeitamente, muito obrigado.E outra coisa eu queria saber se posso ligar meu HD direto na tomada ou nao.
Guilherme disse…
Não consigo baixar os arquivos indicados no tutorial. Estão offline?
GamesBX- disse…
I really enjoyed reading this post, I always appreciate topics like this being discussed to us. Information very nice. I will follow post Thanks for sharing.
10 Tips to Surviving the Battle in Call of Duty
Surviv.io Club Code
MAKE YOUR MARK IN CALL OF DUTY: MODERN WARFARE® REMASTERED MULTIPLAYER MAYHEM
COVID-19
Funny Word List
Operando com Fé disse…
Pessoal...o HD pode ser particionado, porém faça o seguinte:
1- ative a partição.
2- deixe como primaria.
3- formate em FAT32
4- desfragmente a unidade.

mesmo que seu HD tenha erros e voce particionou na tentativa de isolar os cluster com defeito, que foi o meu caso, também dá certo. É so fazer como descrito e seguir os passos.

Postagens mais visitadas deste blog

ACRESCENTANDO AS CAPAS DOS JOGOS À LISTA NO PS2 OPEN LOADER

SMS PLAYER - VÍDEOS E MÚSICAS NO PS2